Henna 100% Natural

Quer ficar ruiva e ao mesmo tempo usar um produto para o cabelo totalmente natural? Se joga na Henna!!!



Vamos conhecer um pouco mais sobre a Henna? 

O pó extraído da planta Lawsonia inermis linné, conhecido como Henna, é utilizado há muitos séculos por mulheres em várias partes de mundo.
 
A Henna da Casa da Índia, por ser natural, não contém corantes, conservantes ou aromatizantes artificiais, também é livre de amônia e metais pesados como o chumbo, sendo uma excelente alternativa aos corantes químicos.
 
As tintas comerciais comuns levantam a cutícula do cabelo e, como resultado de uma reação química, inserem moléculas de cores sintéticas. Já a Henna não afeta as moléculas do cabelo, mas liga-se à queratina dos fios criando um efeito volumoso e saudável. 

Perguntas Frequentes

 

1 - Qual a principal diferença entre a Henna Pura (caixa marrom) e a Henna Composta (caixa verde)?

As duas são 100% naturais e são a mesma plantinha (Lawsonia inermis linné). A diferença é que a Henna Composta (caixa verde) possui em sua formulação duas ervas a mais que são utilizadas milenarmente na Índia para o trato dos cabelos femininos: a Amla (Emblica officinalis) e o Shikakai (Acacia consinna), ou seja, a Henna Composta ajuda a hidratar os fios, já a Henna Pura é mais reconstrutora. 
 
Amla e Shikakai – Ervas da Henna Composta      
A Amla é uma fruta de grande importância na Medicina Ayurvédica. A elevada quantidade de antioxidantes e vitamina C explica muitos dos seus benefícios para a saúde. Entra na composição de vários tônicos regenerativos como, por exemplo, o Chyawanprash. Também é conhecida por melhorar a pele, fortalecer e estimular o crescimento do cabelo.
 
O Shikakai fortalece a raiz dos cabelos e promove crescimento exuberante, é um condicionador natural muito conhecido e utilizado em toda a Índia.
 
2 - E a Henna Índigo (caixa azul)?

A Henna Índigo Casa da Índia é uma mistura de 92% de Índigo com 8% de Henna Pura, também é um produto 100% natural.
 
As folhas do Índigo são usadas para tingir os fios na cor preto natural ou castanho. A cor final vai depender da base e da receita usada. 

O Índigo deixa os cabelos maleáveis, hidratados, protegidos e com brilho radiante!
 
Obs: De acordo com a Casa da Índia, o Índigo fixa bem melhor com o cabelo previamente Hennado. O Índigo sozinho não cobre os fios brancos. Então você deve primeiro usar a Henna Pura ou a Composta para depois passar a Índigo (ver modo de uso mais abaixo nessa resenha).

Com o cabelo já Hennado e limpo, vamos preparar a Henna Índigo:
 
A - Acrescentar ao pó de Henna Índigo uma quantidade suficiente de água morna até conseguir uma pasta cremosa e homogênea. B - Coloque uma colher de chá de sal para cada 50g de Índigo.
C - Deixe descansar por 30 minutos e aplique nos cabelos. A consistência deve ser pastosa. 
D - Deixe nos fios de 1 hora a 2 horas e enxágue bem.

Dica da Maricota ♡

Lave com shampoo somente 24 a 48 horas após o enxágue (Henna Índigo) 



3 - Henna é diferente de Henê?

Totalmente diferente!!! Não confunda Henna com Henê! 

O Henê tinge o cabelo de preto e alisa além de ser incompatível com várias químicas. Depois de usar Henê, você não poderá descolorir, pintar, tampouco alisar, ao contrário da Henna pura que, por ser natural, é uma ótima opção para quem quer mudar a cor dos cabelos sem afetar a estrutura dos fios.
 
A Henna tinge os cabelos de acobreado, alaranjado e até avermelhado, tudo vai depender da cor de base de suas madeixas.
 
4 - Quais as cores que existem de Henna?

A Henna é uma plantinha na cor cobre. A Henna Índigo tem uma cor diferenciada pois, como o próprio nome diz, ela é composta por Henna com Índigo, sendo um produto 100% natural.
 
Existem no mercado tonalizantes à base de Henna, esses tem cores variadas, mas nem sempre são inteiramente naturais. Fique atenta!
 
5 - Quero um tom bem específico de cobre, é possível com a Henna?

A Henna é um produto 100% natural, então não tem como precisar uma cor exata como com uma coloração comum. Quanto mais Henna você dissolver na mistura para aplicar nos cabelos, mais escuro e profundo o resultado, assim como quanto mais clara a base estiver, mais clara a cor final.
 
Como mencionado acima, a cor final obtida com o uso de Henna nunca é a mesma para cada pessoa, pois os reflexos e tons são diferentes para cada tipo de cabelo. Tenha em mente que estamos falando de uma substância completamente natural, para a qual não existem certezas matemáticas.



6 - Preciso obrigatoriamente descolorir meu cabelo antes de aplicar a Henna?

Não. A descoloração é um método muito agressivo e normalmente prejudica os fios, o que pode influenciar na fixação da Henna.
 
► Se seu cabelo é escuro natural: Você pode usar uma coloração loira acobreada (altura entre 9 e 12) para abrir o tom;
 
► Se seu cabelo está escuro tingido: Você pode usar o Out Color, da Leads Care, que é um removedor de pigmentos e que não danifica os fios. Se mesmo removendo o pimento ele continuar escuro, é só aplicar uma coloração loira acobreada para abrir o tom;
 
► Se seu cabelo já é claro natural: Basta aplicar a Henna;
 
► Se seu cabelo for escuro natural e você quer que permaneça escuro: Use a Henna como tratamento (reconstrução). A fixação dela será igual como em um cabelo claro, porém não ficará ruivo acobreado, você verá apenas um brilho avermelhado no sol, ou use Henna Índigo. 

Para que a cor fique nítida e viva, a base precisa ser clara, mas tudo depende do tom que você quer atingir.
 
7 - Decidi que vou usar Henna, como preparo a receita?

A Casa da Índia recomenda misturar o pó da Henna com água morna, apenas isso. 
 
Já de acordo com o canal do Youtube da Patrícia Miguez, deve-se misturar a Henna com água em temperatura ambiente e um pouco de líquido ácido, como suco de limão, vinagre de maçã ou suco de laranja. Isto porque a Henna libera seu pigmento quando entra em contato com líquidos ácidos, ressaltando o cuidado da interação do limão com o sol (possíveis manchas na pele e/ou queimaduras) Fica ao seu critério. 



8 - A quantidade de ácido ou tipo de ácido (limão, vinagre, laranja) influencia na cor?

Não! O que influencia na cor é se a mistura for concentrada (menos água) ou bem diluída (mais água).
 
Se for usar líquido ácido, use pouco, no máximo 50ml. Excesso de agente ácido pode ressecar os cabelos, já que a mistura fica em contato com os fios por mais de duas horas.
 
9 - Como vou saber que a Henna liberou o pigmento?

Faça a prova de toque. Aplique um pouco da mistura no antebraço, deixe agir por 30 min e lave o local. Se ficar uma mancha acobreada, sua Henna está pronta para o uso.
 
10 - Certo. E como aplico a Henna no meu cabelo?

a)  Lave os cabelos normalmente com um shampoo hidratante, enxágue e retire o excesso de água com uma toalha
b)  Ainda com o cabelo úmido, divida-o em mechas e aplique a Henna da raíz às pontas.
c)  Depois de 2 a 6 horas (depende do seu teste de mecha), retire a Henna com água e aplique um condicionador.
d)  Deixe seu cabelo secar naturalmente, sem secador. Não use chapinha.

Obs para Henna Índigo: Só use shampoo depois de 24h a 48h após o enxágue



 Dica da Maricota ♡

Se sua receita for bem diluída aplique com o cabelo seco, se a receita for pastosa, o cabelo úmido vai facilitar. 
 
11 - Estou Hennada, mas a cor ficou muito vibrante, e agora?

Tenha um pouquinho de paciência, essa cor vai "acalmar" quanto oxidar (leva de 3 a 7 dias).

Lembre-se:  a Henna pode "escurecer" sua cor atual em 1 ou 2 tons. Da mesma forma que a Henna tinge os fios, ela também mancha tecidos, móveis e pele. Na hora da aplicação, use luvas e cubra nuca, testa, orelhas e pescoço com creme ou vaselina.
 
12 - Você usou a Henna, mas achou que ficou muito claro, mesmo depois de oxidar?

Faça uma nova aplicação, mas não esqueça, a Henna age por depósito de pigmento e a tendência, na maioria dos casos, é avermelhar os fios.
 
Outra opção é aplicar um tonalizante cobre, como o Be Russet, o Raposinha ou o CKamura Cobre, dentre outros.

13 - Progressiva antes ou depois da Henna?

Primeiro a progressiva, depois a Henna. Faça sempre um teste de mecha.
 
Você sabia?

O suplemento VIDA, página 05, do Jornal Diário do Nordeste, de 07/06/2015 confirma o que diz a terapeuta capilar Neide Pereirah, do salão Single Hair e Beauty, do Rio de Janeiro: "Quando os fios brancos se encontram distribuídos pela cabeça, o efeito é semelhante ao de um reflexo". Na mesma nota, o colorista Júnior Carvalho, do salão CKamura, de São Paulo, destaca que o efeito visual obtido com a Henna é semelhante ao de um tonalizante, porém bem mais duradouro.
 
Dica da Maricota ♡

A Henna tem um efeito duradouro; se você não pretende passar um bom tempo ruiva, invista em outras opções, como os tonalizantes ou colorações. Mas olha só que espetáculo de cabelo Hennado!!!!


 
Grupos e vídeos que podem lhe ajudar muito:

☆Instagram: @ruivashennadas
☆You Tube Desconstruíndo Cabelisses
☆You Tube: Patrícia Miguez
☆Facebook: Henna - Amor que não desbota
 
Hennadas lindas que iluminaram nosso post:

☆ Paloma Melo
☆ Amanda Almeida
☆ Larissa Miranda
☆ Juliana Herculano
☆ Márcia Monteiro
☆ Isabel Coelho
☆ Oziana Sousa


 
 Um cheiro e até a próxima.